sexta-feira, 5 de maio de 2017

O futebol em Karl-Marx-Stadt

Elenco do Wizmut Karl-Marx-Stadt

 Não é novidade que o futebol era um dos esportes mais relevantes na antiga Alemanha Oriental. Em Karl-Marx-Stadt, atual Chemnitz o esporte bretão esteve presente com duas equipes. Nos 199 anos do filósofo Karl Marx contaremos abaixo sobre as duas agremiações que compuseram o futebol da cidade e que levaram consigo o nome da mesma em três títulos nacionais, entre as décadas de 1950 e 1960.

 Em fins do século 19 a cidade de Chemnitz, localizada na região da Saxônia, ganhara o seu primeiro clube de futebol. Criado por um grupo de estudantes o Chemnitz SC Britannia mudara seu nome no ano seguinte para Chemnitz BC 1899. Apesar da importância do clube no início do século XX, ajudando na criação de federações desportivas e nos anos 20 tendo sido vice-campeão alemão, o mesmo chegou a falência em 1933. Com o Terceiro Reich virou PSV Chemnitz e passara a atuar em uma das dezesseis ligas regionais que existiam até o fim da Segunda Guerra Mundial.. O nome de Karl Marx surge somente mais tarde em meio tudo isso. Acontece que com o fim da guerra, a noviça Alemanha Oriental rebatizou a cidade de Chemnitz para Karl-Marx-Stadt, em homenagem ao filósofo alemão que semeou o socialismo científico. A cidade adotara o nome de Marx em 1953, e nisso a equipe passou a se chamar BSG Chermie Karl-Marx-Stadt, seu terceiro nome no pós-guerra.

 Passada mais de uma década, mais precisamente em 1966, ano de Copa do Mundo na Inglaterra, a Alemanha Oriental tomou para si o desejo de criar uma seleção de futebol competitiva, destacando algumas equipes. A partir disso, o clube foi novamente renomeado para FC Karl-Marx-Stadt, levando assim a sigla de FCK até alguns anos após o a reunificação das duas Alemanhas.
O plantel do FCK em 1981.

 Por outro lado, em 1946 foi fundado em Aue, também na Saxônia, o BSG Pneumatik, que adotara esse nome devido a uma sociedade produtora de pneus na região. Três anos depois o clube por conta de uma mudança de patrocínio mudou seu nome para Zentra Wismut Aue e já em meados dos anos 50, cambiou sua denominação para Wismut Karl-Marx-Stadt, pois com a mudança de parte do governo de Aue para a cidade, o clube acabou seguindo o mesmo rumo.
O Wismut Karl-Marx-Stadt após a vitória em 3 a 2 que o levou ao título em 1955.

 Estes dois clubes passaram a disputar a DDR Oberliga, a máxima divisão de clubes da Alemanha Oriental. Os anfitriões da cidade demoraram para despontar no cenário futebolístico, enquanto o Wismut que já havia tido uma boa colocação na temporada 1953/54 - 4° colocado - e o vice-campeonato alemão em 1954-55, conquistou a Copa da Alemanha em 1955. O artilheiro da competição foi o atacante do Wismut, Willy Troger, com 22 gols assinalados. Daí em diante, a sequência de títulos continuaria. O Wismut progrediu e conquistou em 1956 e em 1957 o bicampeonato da DDR Oberliga. O terceiro e último título aconteceria em 1959. O clube voltou ao antigo nome em 1963 ao voltar para a sede natal.
Wizmut Karl-Marx-Stadt foi o campeão da FDGB-Pokal, a Copa da Alemanha Oriental, em 1955.

 Por sua vez o FCK que tomara para si esse nome em 1966, veio a levantar o caneco da DDR Oberliga em 1967, sendo este seu único título nacional. Isso não aniquilou suas boas participações nos campeonatos nacionais. Em 1969, 1983 e 1989 a equipe foi vice-campeã da Copa da Alemanha. Em 1989 chegou a disputar a Copa da UEFA, onde fez boa campanha, tendo sida eliminada pela Juventus. Após a queda do Muro de Berlim, o clube ainda chegou a um vice-campeonato em 1990, sendo superado somente pelo Dynamo Dresden. Em 1991 passa a se chamar Chemnitizer FC, em decorrência da mudança do nome da cidade.
Time do FCK, campeão em 1967.

Nenhum comentário:

Postar um comentário