terça-feira, 9 de maio de 2017

Dínamo Moscou e sua invicta excursão britânica em 1945



Poucos meses após o fim da Segunda Guerra Mundial, mais precisamente em novembro de 1945, o governo britânico, através de sua Federação, convidou o então campeão soviético, Dínamo Moscou, para uma excursão aos países da Grã-Bretanha para a realização de quatro jogos amistosos. Devido aos longos anos em que as principais competições esportivas mundiais estiveram canceladas devido à guerra, havia muita curiosidade no mundo ocidental sobre o nível de excelência no futebol do país socialista. A imprensa inglesa, antes dos jogos, apelidou-os de "misteriosos russos"(1), e talvez poucos esperassem o nível visto pelos soviéticos nos gramados.

O Dínamo Moscou enfrentou Chelsea, Cardiff, Arsenal e Rangers e saiu invicto da competição, vencendo dois jogos e empatando outros dois:
  
Dínamo Moscou 3 x 3 Chelsea
Dínamo Moscou 10 x 1 Cardiff
Dínamo Moscou 4 x 3 Arsenal
Dínamo Moscou 2 x 2 Rangers

O jogo contra o Chelsea teve um público estimado entre 80.000 a 100.000 pessoas, que viram uma partida de seis gols. O defensor do Chelsea, Albert Tennant, declarou no pós-jogo: "os russos se movimentavam o tempo todo", e completou "foi muito difícil lidar com eles"(2). Já o beque central do Chelsea, John Harris, disse, "o Dínamo é melhor time que já enfrentei"(3). 

Dínamo entrando em Stamford Bridge para o empate de 3 a 3 contra o Chelsea





O Cardiff, com uma equipe jovem, e na terceira divisão, não foi páreo para os soviéticos e perdeu por 10 a 1.
O goleiro do Dínamo,  Alexei Khomich, disputando a bola com o atacante britânico.



Já o poderoso Arsenal, que possuía então cinco títulos da Liga Inglesa, foi ainda "acrescido" com outros craques ingleses para o confronto, como Stanley Matthews, do Stoke City, Stanley Mortensen, do Blackpool, e Harry Brown do QPR(3). Mas de nada adiantou, em mais uma partida cheia de gols e neblina o Dínamo venceu por 4 a 3 em White Hart Lane. Os ingleses, por seu lado, reclamaram da neblina e da atuação do árbitro soviético Nikolay Latyshev.
 


Sabendo dos resultados obtidos na vizinha Inglaterra, os escoceces do Rangers se precaveram para o amistoso no Ibrox Stadium, em Glasgow, escalando para a partida um árbitro escocês. A partida terminou empatada em 2 a 2, com dois pênaltis marcados para os donos da casa.
Polêmicas na arbitragem no jogo entre Rangers e Dínamo

Escalação do Dínamo Moscou no primeiro jogo(4):

1 - Alexei Khomich
2 - Vsevolod Radikorsky
3 - Ivan Stankevich
4 - Sergei Blinkov
5 - Mikhail Semichastny (c)
6 - Leonid Soloviev
7 - Evgeny Archangelski
8 - Vassili Kartsev
9 - Konstantin Beksov
10 - Vsevolod Bobrov
11 - Sergei Soloviev
Técnico: Mikhail Yakushin


A campanha do Dínamo fez sucesso e se logo se espalhou pela Europa. Um dia após o amistoso em Stanford Bridge, Jules Rimet, Presidente da FIFA, encontrou os dirigentes soviéticos em Paris e fez um convite formal para a União Soviética integrar a FIFA. O mundo passara a conhecer o futebol soviético, uma “desordem organizada”(5) com uma grande variação de posições, surpreendendo os criadores do futebol. O grande Stanley Matthews, um dos jogadores do Arsenal naquele encontro, declarou anos depois: "Muitos anos se passaram desde que conhecemos os jogadores russos. Desde então, nos corações de todos que viveram naqueles dias, as palavras 'Dínamo Moscou' estão associadas ao conceito de futebol de classe" (3).


Citações:

Nenhum comentário:

Postar um comentário