segunda-feira, 8 de maio de 2017

Quando Sparta Praga e Sergipe realizaram um amistoso no Batistão

O onze do Sparta posando para a foto antes do jogo no Batistão. 

 O Club Sportivo Sergipe é até hoje a única equipe do estado a realizar jogos com clubes internacionais. Como bem conta seu hino de 1959: "Nossos dias de prélios famosos...". Na década de 60 o colorado enfrentou a Seleção de Gana e também a Seleção de Novos da Argentina em 1968, em decorrência da entrega de faixas pelo seu título do Campeonato Sergipano de 1967. Esta partida foi realizada no ainda Estádio Estadual de Aracaju e os anfitriões venceram os portenhos por 3 a 1. Já em 1970, após a inauguração do Estádio Lourival Baptista, Aracaju que já havia recebido a ilustre visita da Seleção Brasileira, pré-campeã da Copa do Mundo, recebeu também para um amistoso o multicampeão Sparta Praga.

 O time da Tchecoslováquia viera ao Brasil no prelúdio do ano de 1970 com o intuito de disputar partidas e torneios amistoso. Fato é, que o 'Rudí' chegou a disputar em Belo Horizonte o Torneio José Guilherme, que contou com as equipes do: Atlético-MG, Cruzeiro e a Seleção da Romênia. Em solo mineiro, o clube tcheco realizou duas partidas. Na primeira, perdeu para o Atlético-MG por 3 a 0, em 23 de janeiro. Dois dias depois empatou em 1 a 1 com o Cruzeiro com um gol de Zeman, assim, ficando de fora da final do torneio.

 Porém, a visita ao estado sergipano aconteceria somente no dia 2 de fevereiro, uma segunda-feira. O Sparta carregava consigo o título de campeão da Taça Ciudad de Caracas, conquistado no ano anterior diante do Deportivo La Coruña. O Sergipe por sua vez tinha conquistado seu último título em 1967, e em 1970 ganharia futuramente o estadual e o Torneio de Verão da Paraíba. A imprensa sergipana tratava com bastante ansiedade o jogo que teve o seu pontapé inicial ás 16h30. Esperava-se que fosse quebrado o recorde de público em jogos internacionais. A Gazeta de Sergipe destacou o futebol forte e viril do time europeu e a ginga e catimba do Diabo Rubro.
O governador Lourival Baptista deu o pontapé inicial na partida. Ao lado direito um atleta do Sergipe e ao lado esquerdo um jogador do Sparta.

 O então governador de Sergipe, o ex-udenista e então membro do ARENA, Lourival Baptista, esteve presente no estádio homônimo para dar o pontapé inicial da partida. Após uma série de solenidades em homenagem ao dirigente político, como inauguração de placa nas dependências da cancha e presentes da FSF, Lourival foi ao gramado para saudar os visitantes e dar o pontapé inicial na partida. Logo que a bola rolou, um festival de gols se anunciava. Os tchecos dominaram a partida e o Sergipe por sua vez não ofereceu muita resistência. O primeiro gol do Sparta acontece aos 9' por meio de Zeman que recebeu um passe preciso do companheiro de equipe Jurkanin. O Sergipe tenta uma reação prontamente nos quinze minutos seguintes da partida, porém não consegue galgar nada diante dos adversários, que por sua vez aproveita uma falha defensiva colorada para marcar o segundo aos 29'. Desta vez por meio de Jurkanin que recebeu o passe do autor do primeiro gol. Ainda na primeira etapa, Clogh de cabeça balançou as redes e encerrou o placar do primeiro tempo já deixando-o em tom de goleada.
Com seis gols, o time tchecoslovaco goleou os sergipanos.

 Com uma substituição em cada lado, os dois escretes retornaram ao campo de jogo para dar início ao segundo tempo. Os tentos não cessaram no segundo tempo, pelo contrário, começaram logo cedo a se suceder. O Sergipe demonstrava cansaço e em revés o Sparta seguia em campo com um ótimo preparo físico, não diminuindo o ritmo de jogo. Aos 8 minutos Zeman recebeu um cruzamento de Vaseily e fez aquele que foi considerado o gol mais bonito do confronto. Apesar do placar já anunciar o iminente triunfo do clube visitante, o Sergipe não desiste de atacar e aos 28', Canhoteiro leva a pelota a resvalar na trave do goleiro Barbeck. O Sparta deu o troco logo em seguida. No contra-ataque, Vaseily foi derrubado e Kessel marca o quinto na penalidade. Em seguida, Zeman marca mais uma vez pros tchecos, se converte em artilheiro da partida com três gols e dá fim ao placar em 6 a 0.


Ficha do jogo: Club Sportivo Sergipe 0 x 6 AC Sparta Praga
Árbitro: Francisco Siqueira
Local: Estádio Lourival Baptista; Batistão
Gols: Zenam (3), Jurkanin, Cogh e Kessel
Renda: NCr$ 34.710,00 (cruzeiros novos)

Sergipe: Lima, Didão, Vidal, Daniel,  Zé Raimundo e Pão; Ailton Aurelino e Zé Pequeno ; Duda, Cipó e Canhoteiro.

Sparta Praga: Barbeck, Semandack, Hudoevsky, Urban e Kessel; Bouska, Jurkanin e Cogh; Vaseily, Zeman e Jarabinsky.

Nenhum comentário:

Postar um comentário