segunda-feira, 1 de maio de 2017

Seleções de futebol socialistas nas olimpíadas

Hungria 1952 - Medalha de ouro


A história das seleções socialistas de futebol nas olimpíadas é vitoriosa e controversa. Embora rica em medalhas, muitos apontam este feito unicamente ao fato da possível escalação de seleções profissionais contra equipes amadoras do resto do mundo, uma vez que o sistema esportivo dos países socialistas não permitia o profissionalismo esportivo. 

Primeiramente não é verdade que outros países, não socialistas, escalassem apenas amadores e ignorassem profissionais. o Brasil, por exemplo, criou o sistema de contratos de gaveta, onde jogadores eram escolhidos pela CBD para ir às olimpíadas através de um acordo com os clubes que os deixava sem contrato, tornado-os amadores temporariamente para disputar os jogos. Segundo que não deixa de ser verdade que os países socialistas contavam realmente com amadores, uma vez que o sistema esportivo aí era muito diverso daquele praticado nos países capitalistas. Portanto não se pode dizer que havia fraude, ainda que de fato houvesse uma distorção. Algo semelhante ocorre nos dias atuais com os Jogos Mundiais Militares, onde atletas se tornam militares para disputar os jogos. Mas vamos a um resumo das campanhas de países socialistas no futebol em jogos olímpicos:



1948 - Londres

A Iugoslávia foi o primeiro país socialista a conquistar uma medalha no futebol, obtendo o tento de prata nos jogos de 1948. Com uma campanha consistente, venceu Luxemburgo por 6 a 1 e a Turquia por 3 a 1, mas foi derrotada na final pela Suécia por 3 a 1.
Final - Olimpíadas de 1948 - Suécia 3 x 1 Iugoslávia

1948 - MEDALHAS
OURO: Suécia
PRATA: Iugoslávia
BRONZE: Dinamarca
_________________________________________________________________________


1952 - Helsinque

Em 1952, com o estabelecimento dos países socialistas pós Segunda Guerra, e a implementação das políticas esportivas estatais, os resultados começaram a aparecer de forma mais contundente. Nos jogos olímpicos sediados na Finlândia tivemos um pódio com Hungria e Iugoslávia nos lugares mais altos. A Hungria contava com o mágico Puskás, que marcou um golaço na final, fintando o goleiro após uma dividida com os zagueiros iugoslavos e comemorando de sua forma tradicional, com os braços para o alto. Este foi, surpreendentemente, o único título de Puskás com a seleção:


Final - Olimpíadas de 1952 - Hungria 2 x 0 Iugoslávia.


Pódio do futebol nas olimpíadas de 1952. Hungria, Iugoslávia e Suécia.

1952 - MEDALHAS
OURO: Hungria
PRATA: Iugoslávia
BRONZE: Suécia




_________________________________________________________________________


1956 - Melbourne

Nas Olimpíadas de 1956 tivemos o primeiro pódio totalmente socialista no futebol. União Soviética com o ouro, Iugoslávia com sua terceira prata e a Bulgária com o bronze. Alguns jogos de destaque: Iugoslávia vencendo os Estados Unidos por 9 a 1 e a Bulgária batendo a Inglaterra por 6 a 1.
Um jogo especialmente interessante, pelo confronto socialista, União Soviética e Bulgária, nas semi-finais, com todos os gols na prorrogação:

União Soviética 2 x 1 Bulgária. Semifinais.

Este foi único ouro olímpico de Yashin, embora não tenha sido o único título com a seleção, tendo ele vencido também a Eurocopa em 1960.

1956 - MEDALHAS

OURO: União Soviética
PRATA: Iugoslávia 
BRONZE: Bulgária



_________________________________________________________________________


1960 - Roma

Foi em 1960, depois de 3 pratas, que a seleção da Iugoslavia finalmente conseguiu seu ouro olímpico no futebol. Na primeira fase a seleção de Tito massacrou a República Árabe Unida, por 6 a 1 e a Turquia, por 4 a 0, empatando depois com a também socialista Bulgária, por 3 a 3. Na semi-final, um golpe de sorte: como não havia disputa por pênaltis nas olimpíadas na época, a Iugoslávia foi declarada vencedora contra a Itália, após o empate de 1 a 1 com gols na prorrogação. Na final a seleção de Tito triunfou sobre a Dinamarca, por 3 a 1.


Iugoslávia 3 x 1 Dinamarca. Final de 1960.

1960 - MEDALHAS

OURO: Iugoslávia
PRATA: Dinamarca
BRONZE: Hungria



_________________________________________________________________________



1964 - Tóquio

Em Tóquio, 1964, a Alemanha disputou os jogos pela última vez de forma unificada, como Equipe Alemã Unida, ainda que o país já estivesse separado. A medalha de bronze no futebol, no entanto, é computada para a Alemanha Oriental, que venceu um torneio classificatório interno contra a Alemanha Ocidental e teve o direito de representar o país. A Hungria, sem Puskás, foi campeã invicta, vencendo os cinco jogos da disputa, inclusive a final contra a Tchecoslováquia. Outro pódio totalmente socialista. 


Húngaros comemoram vitória por 2 a 1 na final de 1964


1964 - MEDALHAS
OURO - Hungria
PRATA - Tchecoslováquia
BRONZE - Alemanha Oriental



_________________________________________________________________________


1968 - Cidade do México

Preparando-se para receber a Copa do Mundo de 1970, o México foi palco das olimpíadas de 1968, mostrando ao mundo o belo estádio Azteca que dois anos depois encantaria o mundo com uma das maiores copas de todos os tempos. 


O torneio olímpico contou com algumas equipes de baixo nível técnico, o que garantiu grandes goleadas, como o 7 a 0 da Bulgária na Tailândia, um 8 a 0 da Tchecoslováquia na mesma Tailândia, e um 5 a 0 da Hungria no Japão, na semi-final do torneio, além de dois 4 a 0, do México na República da Guiné e da Hungria em El Salvador. Novamente uma final socialista, novamente uma goleada, ainda que a Bulgária tenha saído na frente, a Hungria virou para 4 a 1, conquistando o tri-campeonato olímpico, o segundo consecutivo. Apesar da final ser disputada por países amigos, foi um jogo tenso e violento. A Bulgária teve três jogadores expulsos, o que causou a ira dos torcedores mexicanos, que jogaram almofadas nos árbitros após o jogo.




1968 - MEDALHAS

OURO - Hungria
PRATA - Bulgária
BRONZE - Japão



_________________________________________________________________________


1972 - Munique


O campeonato de futebol olímpico em 1972 não teve três medalhistas socialistas. Foram quatro. O ápice de medalhas do leste comunista no esporte bretão até então em uma competição mundial. O fato ocorreu devido ao compartilhamento da medalha de bronze entre Alemanha Oriental e União Soviética, já que na época um empate no bronze dava medalha a ambos competidores. Os jogos olímpicos, disputados em Munique, indicavam um favoritismo da Alemanha Oriental, que passou fácil em primeiro lugar em seu grupo, inclusive goleando os Estados Unidos por 7 a 0. Goleada igualada uma semana depois pela Alemanha Oriental, que fez 7 a 0 no México. Havia uma tensão no ar entre as duas Alemanhas, até que ambas finalmente se encontraram em um jogo decisivo na segunda fase do torneio. No dia 8 de setembro de 1972, no Estádio Olímpico de Munique, Alemanha x Alemanha realizaram um dos jogos mais épicos da história dos jogos olímpicos. Os socialistas venceram por 3 a 2, com tentos de Pommerenke, Streich e Vogel, enquanto Hoeness e Hitzfeld marcaram para a Alemanha ocidental. 

Alemanha Oriental 3 x 2 Alemanha Ocidental


Porém, como o regulamente previa a segunda fase em grupos, a Alemanha Oriental ficou em segundo lugar e, mesmo eliminando os rivais, ficou atrás da poderosa tricampeã Hungria, e teve que disputar o bronze. Na outra chave, os soviéticos ficaram em segundo, liderados pela grande força emergente do Leste, Polônia

Na disputa do bronze, Alemanha Oriental e URSS empataram em 2 a 2 e dividiram a medalha, em jogo apitado por Armando Marques. Na final a Polônia bateu a favorita Hungria por 2 a 1. O polonês Kazimierz Deyna foi o artilheiro, com 9 gols em 7 jogos. 

Polônia campeã de 1972


1972 - MEDALHAS
OURO: Polônia
PRATA: Hungria
BRONZE: União Soviética/Alemanha Oriental




_________________________________________________________________________


1976 - Montreal 



Em 1976 novas equipes socialistas apareceram no torneio de futebol, além das tradicionais equipes do leste europeu. Cuba, no grupo C, conseguiu um empate com a atual campeão olímpica, Polônia, por 0 a 0, mas foi eliminada na primeira fase. A Coréia do Norte, dividindo a chave com União Soviética e os anfitriões do Canadá, conseguiu passar de fase, vencendo por 3 a 1 os donos da casa. Na fase seguinte os coreanos terminaram eliminados pelos atuais campeões poloneses. A mesma Polônia que nas semi-finais eliminaria o Brasil de Coutinho, que tinha nomes como Carlos no gol, Edinho, Júnior e Marinho. Antes disso a Alemanha Oriental aplicou um 4 a 0 na França do jovem Michel Platini, nas quartas de final. Na disputa do ouro, Alemanha Oriental 3, Polônia 1, com a União Soviética ficando com o bronze ao desbancar o Brasil. Andrzej Szarmach foi o artilheiro com seis gols, seguido por Dörner, da Alemanha oriental, depois Platini e Lato empatados com três gols. 

DDR comemora o título


1976 - MEDALHAS

OURO: Alemanha Oriental
PRATA: Polônia
BRONZE: União Soviética

_________________________________________________________________________


1980 - Moscou

As olimpíadas de Moscou, em 1980, marcaram o boicote de diversas nações, o que ocasionou um número maior de participantes de vertente socialista e países não-alinhados. No futebol desistiram os Estados Unidos, Argentina, Noruega, Egito, Ghana, Malásia e Irã. Com isso entraram Nigeria, Zambia, Venezuela, Iraque, Síria, Finlândia e Cuba. Além de países classificados diretamente como Argélia, Kuwait, Colômbia, e outras seleções do leste europeu e europa ocidental. 

Cuba passou de fase, vencendo logo de cara dois jogos, seus primeiros no torneio de futebol olímpico, contra Zâmbia e Venezuela, embora em seguida tenha perdido por 8 a 0 para a poderosa URSS. Outra surpresa positiva foi a Argélia, eliminando Espanha e Síria em seu grupo e passando de fase. Nas quartas de final, apesar das seleções pouco usuais, deu a lógica, e passaram as poderosas seleções soviéticas do leste. Nas semi-finais, Alemanha Oriental 1, União Soviética 0; Tchecoslováquia 2, Iugoslávia 0. A Tchecoslováquia seleção tinha um dos jogos mais refinados do leste, junto a Iugoslávia e Polônia, chegaria a seu primeiro ouro vencendo a poderosa Alemanha Oriental por 1 a 0 com gol de Svoboda.

Final 1980 - Tchecolosváquia 1 x 0 Alemanha Oriental


1980 - MEDALHAS

OURO: Checoslováquia
PRATA: Alemanha Oriental
BRONZE: União Soviética



_________________________________________________________________________

1984 - Los Angeles

1984 foi o contrário de 1980, sendo as olimpíadas sediadas em Los Angeles, nos Estados Unidos, o boicote partiu das seleções do Leste Europeu, com exceção da Iugoslávia, que possuía relações mais brandas com o ocidente. Nesta olimpíada o COI também mudou a regra para participação de atletas nas seleções de futebol. A partir de então eram permitidos os profissionais, desde que não houvessem participado de Copas do Mundo (a regra sub-23 com três exceções passaria a valer a partir de 1996). No futebol tivemos então a desistência da União Soviética, Alemanha Oriental e a atual campeã, Tchecoslováquia, substituídas respectivamente por Alemanha Ocidental, Noruega e Itália. A única representante socialista, Iugoslávia, passou facilmente em primeiro lugar de seu grupo, perdendo para a campeã França nas semi-finais e vecendo os italianos na disputa do bronze. Dos três artilheiros da competição, com cinco gols, dois eram iugoslavos, Borislav Cvetković, Stjepan Deverić, além do francês Daniel Xuereb.



Disputa do bronze: Iugoslávia 2 x 1 Itália


1984 - MEDALHAS

OURO - França
PRATA - Brasil
BRONZE - Iugoslávia



_________________________________________________________________________


1988 - Seul

Em Seul voltamos a ter uma olimpíada sem boicote e com as novas regras relativas a profissionalismo. Para espanto geral a URSS levou a medalha de ouro. Participaram, representando o bloco socialista, União Soviética, Iugoslávia e China. A seleção chinesa foi eliminada na primeira fase após perder todos seus jogos. A União Soviética liderou o grupo que contava com Argentina, Coréia do Sul e Estados Unidos. A grande surpresa foi a Iugoslávia, eliminada na primeira fase, ficando atrás do Brasil e da surpreendente Austrália. Na fase eliminatória, no entanto, a mesma Austrália foi goleada pela União Soviética. Os soviéticos também eliminaram a Itália nas semi-finais e finalmente o favorito Brasil na grande final, por 2 a 1.

1988 - MEDALHAS

OURO - União Soviética
PRATA - Brasil
BRONZE - Alemanha Ocidental


_________________________________________________________________________


No ranking de medalhas de países socialistas, especificamente no futebol, de 1948 a 1988, temos:

1º HUNGRIA: Ouro - 3; Prata - 1; Bronze - 1.
2º UNIÃO SOVIÉTICA: Ouro - 2   ; Prata  - 0  ; Bronze - 3.
3º IUGOSLÁVIA: Ouro - 1; Prata - 3; Bronze - 1.
4º ALEMANHA ORIENTAL: Ouro - 1; Prata - 1; Bronze - 2.
5º TCHECOSLOVÁQUIA: Ouro - 1; Prata - 1; Bronze - 0.
5º POLÔNIA: Ouro - 1; Prata - 1; Bronze - 0.
7º BULGÁRIA: Ouro - 0; Prata - 1; Bronze - 1.

Um comentário:

  1. 1xbet korean - Legalbet
    All you need to know about 1xbet, the first bookmaker to offer 바카라 mobile sports betting in Korea, Africa. This 1xbet is deccasino the 1xbet betting company

    ResponderExcluir